XCOM 2 – RECOMENDAÇÃO

Desde quando vi os primeiros gameplays de XCOM no canal do Jovem Nerd fiquei super curioso e empolgado com o jogo, sempre fui fã de Final Fantasy Tactics, e ao ver algo parecido mas com uma temática alienígena, fiquei apaixonado logo de cara. Há tempos esperava  por uma promoção na PSN, eis que então vi a versão Deluxe por R$118 reais, não pensei duas vezes, era minha chance de mergulhar nesse mundo de resistência contra alienígenas super tecnológicos.

De fato não joguei o primeiro XCOM, mas não vi problemas em começar pelo segundo capítulo. Nessa segunda edição  o game se passa 20 anos após os acontecimento do primeiro game (lançado em 2012), agora a humanidade se vê refém dos aliens, pois perdeu a guerra para seus invasores, cabe a você liderar o esquadrão  XCOM e impedir os avanços dos alienígenas que querem dominar a terra a todo custo.

Em XCOM 2 você não deve apenas entrar nas missões e fazer seus objetivos, você também deve restabelecer a comunicação com o resto do  planeta, coletar recursos, estudar a tecnologia inimiga para destravar armas e equipamentos cada vez  mais fortes, treinar seus soldados para aumentar seu numero de XCOMS durante as missões (você começará com apenas 4 soldados, mas pode chegar a ter até 6 em seu time.) entre outras coisas que faz parte do gameplay,  parte ruim é que isso toma algum tempo, por diversas vezes gastei mais tempo em minha base ajeitando as coisas do que realmente executando as missões.

Sistema Overwatch

Ao meu ver um dos grande pontos do game, com Overwatch você deixa eu soldado em alerta, qualquer inimigo que passar pelo seu campo de visão seu soldado tentará acertar com um único tiro, você pode eliminar todos oponentes próximos usando apenas Overwatch, basta ser inteligente 😉

 

Customização

Um dos pontos altos do game é a grande possibilidade de customização, você pode criar soldados únicos, mudando desde seus nomes, nacionalidades e todo seu equipamento de corpo e rosto. Meu esquadrão era liderado pelo especialista (já já falaremos das classes) Nameless ghouls "Delta", referência a banda Ghost, foi meu primeiro personagem criado, e por incrível que pareça você acaba se apegando a eles, seja pelas missões com finais memoráveis que você concluir, ou até mesmo por ele já ter destravado algumas habilidades que ajudam seu esquadrão. Meu exercito de recrutas possuía diversos nomes, mas sempre que dava optava por usar um esquadrão fixo, me apeguei aos personagem, fazer o quê rs.

Classes

Cada personagem começa como recruta e desenvolve uma classe particular, vamos falar um pouco sobre elas.

ESPECIALISTA

Esse é um dos meus favoritos, o especialista é o mais versátil das classes de soldados, com eles podemos cumprir várias funções diferentes. Especialistas vem equipados com um Gremlin (drones) que servem tanto para curar aliados, atacar e atordoar os oponentes, como podem até hackear androids e não orgânicos, deixando eles inconscientes por alguns turnos ou até mesmo assumindo o controle deles (a melhor parte é você tomar o controle do inimigo e fazer ele atacar seus parceiros #MomentoSádico). O Especialista é fundamental em qualquer esquadrão, pois ele ataca a uma boa distância, não se expõe tanto e pode ajudar a equipe concluir as missões com mais facilidade.

RANGER

Essa é classe exploratória do game, com o ranger você pode se locomover com mais liberdade pelo mapa, andar em mais de um turno, pode andar, atacar e se matar o oponente pode ganhar mais um turno para se esconder. Os Rangers usam shotguns e possuem a habilidade corpo a corpo, onde você pode usar armas brancas, desde espadas até arremessar machados.
Um ranger em posição de Overwatch e com a habilidade de esquiva pode salvar seu esquadrão em diversos momento, pois ele que ficará na linha de frente chamando a atenção dos inimigos e dando uma boa quantidade de dano se estiver perto graças ao Overwatch.

ATIRADOR

O atirador é nada mais nada menos que um sniper, foi a classe que menos usei durante meu gameplay, uma coisa que me incomodou bastante (pelo menos no meu caso)
foi o fato do sniper por diversos momentos usar uma PISTOLA, sim, comigo o tiro de sniper só funcionava se fosse efetuado logo no primeiro turno, se eu andasse com meu personagem ele perdia todas as habilidades da classe e a opção de tiro de sniper naquela turno. Um ponto alto do atirador é a habilidade que possibilita você deixar ele em Overwatch cobrindo um boa área, isso é muito eficaz e apelão caros ilustres, pois ele não irá atirar apenas uma vez, irá atirar em tudo que se mover, se tiver 10 inimigos  próximos e os 10 passarem por seu campo de visão, ele irá efetuar um disparo em cada um (exagero, o número de tiros será igual o número de balas  que estiver no pente de sua arma).
Foi a classe que menos usei, mas é a classe que vai evitar inimigos distantes de chegarem mais próximos dos seus recrutas que estão na linha de frente.

GRANADEIRO

Aqui temos uma mistura de Rambo com T800, o granadeiro usa uma poderosa ponto 50 e um lança granada, ele é quem fará seus inimigos perderem a opção de cover e ficarem expostos para o resto de seu esquadrão.

O Granadeiro também é essencial para a destruição do cenário, seja abrindo espaços nas paredes para encurtar o caminho, ou derrubando tetos e matar instantaneamente os inimigos que estiverem ali em cima.
Foi a segunda classe que mais gostei e sempre esteve em meu esquadrão, a habilidade que você gasta todo o seu pente mas da um acerto de 100% no inimigo me ajudou a concluir diversas missões, incluindo a ultima, aaaah se não fosse meu argentino favorito no comando da ponto 50...

SPARK

Essa classe está disponível apenas para quem adquirir a expansão "shen's last gift". Os Sparks são robôs altamente tecnológicos que já vem de fábrica com um fodento lança míssil!
Os Sparks também possuem uma ótima habilidade onde ele se sobre carrega e solta a energia em um bom campo ao seu redor, causando um dano significativo em inimigos que estejam ao seu lado, outra habilidade interessante também é a opção de atacar 3 turnos seguidos, porém como nada é perfeito, a cada uso dessa habilidade seu poder de mira reduz, se não for usado corretamente pode te causar problemas no decorrer da missão.

OPERADOR PSI

A classe mais apelativa do jogo infelizmente só é liberada quase no final do gameplay, o operado Psi é um soldado com poderes telepáticos, graças a engenharia reversa que seus cientistas estudam. Com ele você pode tomar o controle do inimigo, causar status negativos, fazer um ataque devastador em linha reta por uma grande parte do mapa, fazer o inimigo perder o turno, entre outras coisas.
Essa classe é umas das mais divertidas de se jogar se for bem treinada.

Dificuldade do Gameplay

A dificuldade do jogo oscila muito durante o gameplay, algumas missões você não vê escapatória e acha que será impossível concluir, já outras você consegue terminar em apenas 2 ou 3 turnos, evacuar e sair com seu esquadrão ileso, mesmo com tudo isso eu classifico o jogo como difícil.

Xcom 2 é um jogo altamente recomendável para amantes de jogos de turnos, suas diversas opções de combate o torna um jogo único e especial. Recomendo jogarem com a expansão "Alien Hunters", com essa DLC seu jogo ganhará 3 chefões casca dura, seus corpos valem a pena ser estudados, pois você criará armaduras espetaculares.

Game: Xcom 2

2016
Plataforma: PC / Playstation 4
Gênero: táticas por turnos
Desenvolvedora: 2k Games

Nota 9.9/10

No Comments Yet.

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: